Seja bem vindo!!!

Olá, obrigado por visitar o meu blog e fazer parte dessa busca pelo novo!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Responsabilidade social, não é nenhum bicho de sete cabeças. Empodere-se

Sabendo da responsabilidade que me cabe, muito pensei e confabulei sobre o início dessa conversa. Sorocaba é considerada uma cidade solidária, tanto que foi assim chamada por André Trigueiro no Programa da GNT – Cidades e Soluções em agosto de 2007. Posso falar por mim, desde que cheguei a essa cidade só tive alegrias e grandes oportunidades e por isso resolvi unir um pouco disso tudo pra falar sobre Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, assuntos apaixonantes que proporcionam o desenvolvimento do melhor que existe dentro de cada um de nós. Minha verdade não é absoluta, muito pelo contrário, aproveito esse espaço para trocar, aprender e ensinar tudo que aprendo, no dia a dia, em livros, em conversas e em parcerias. Conto com você leitor para tornar essa jornada cada vez mais rica.

Nada mais justo para esse dia tão especial do que falar do “Empoderamento”, um termo muito usado entre as pessoas que trabalham com a área social. Gestores sociais, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais e apaixonados costumam usá -lo como forma de reforçar a importância de tomar para si o poder da ação. Trazer a responsabilidade para si faz com que nos tornemos os protagonistas de nossas vidas, os atores principais de uma mudança que pode até parecer pequena, mas que quando plantada a semente em nós gera frutos em nossos vizinhos, familiares e amigos, começa a fazer sentido e torna-se imprescindível para nossas vidas. Ações como separar seu lixo, e deixar o material limpo para que o catador tenha dignidade ao recolhe-lo ou varrer a calçada ao invés de usar a mangueira para levar uma folha de um lado ao outro da calçada são exemplos de comportamentos que mudam nossa forma de interagir com o mundo em que vivemos. Quando me torno a “pessoa que faz” transformar o mundo se torna possível.

É muito comum escutar que “meu projeto não deu certo porque as empresas não apóiam”ou “o governo não ajuda”. Nessa hora costumo perguntar: “Mas e você? o que está fazendo de efetivo para mudar essas negativas? Já experimentou mudar de estratégia? Já pensou no que pode estar fazendo de errado?” E nessas horas as desculpas voltam a aflorar.

Quando converso com empresários sobre implementações de ações sociais duradouras em suas empresas, a primeira reação é de desconfiança. Muitos ainda acreditam que é somente doar dinheiro para alguma causa para amenizar algum problema social pulsante. Na verdade, o universo de RSE (Responsabilidade Social Empresarial) existem inúmeras formas de retorno para a Empresa, seja por meio legal, de isenções e incentivos fiscais, ou através da construção da imagem da organização perante clientes, funcionários, parceiros e a sociedade . Quantas vezes, escolhemos o sabonete de determinada marca pois foi fabricado com produtos naturais, sem exploração de trabalho infantil, com uma imagem forte de inclusão? E quantas outras vezes deixamos de consumir um produto que tem atrelado a sua história a poluição do meio ambiente?
São vários os conceitos e práticas a serem pensados e discutidos, por isso convido: Empodere-se! Tome para si o que é seu de fato. Assuma sua parcela na construção da sociedade.

Julia Gomes - Mosaico Social
http://www.jornalipanema.com.br/novo/blog/Julia%20Gomes%20-%20Mosaico%20Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário