Seja bem vindo!!!

Olá, obrigado por visitar o meu blog e fazer parte dessa busca pelo novo!!!

domingo, 14 de março de 2010

Para chegar à missão da empresa é preciso seguir quatro passos

Quando entrava em alguma empresa e via um quadro com os dizeres “Nossa Missão”, nunca imaginei o quanto isso era é importante para um empreendimento. É preciso descobrir a identidade da empresa para se ter um ponto de apoio na tomada de decisões. E para chegar a essa identidade, são quatro passos: 1) definir o negócio: identificar o que o cliente compra e não o que eu vendo. O cliente compra um benefício, e não o produto em si. A partir do momento que identificamos esse benefício, conseguimos ter uma visão ampla do negócio e enxergar mais longe; 2) definir os valores da empresa: quem tem mais contato com eles são os colaboradores. É aqui que definimos no que acreditamos e qual é a postura de trabalho dentro da empresa; 3) definir o que somos: com base na missão, fica mais fácil desenvolver estratégias e concentrar os recursos, para assim o negócio ser administrado visando o bom desempenho; 4) definir a visão: trata-se de direcionar o desenvolvimento a longo prazo do negócio. Essa direção serve tanto para gestores como para colaboradores. O “onde queremos chegar” deve estar claro e exigir esforço para alcançá-lo. Aqui, seja coerente com a ideologia principal da empresa. Pense: “é onde quero estar daqui a dez anos”. E para colocar esse crescimento em prática, nada como um eficaz controle financeiro, pois o maior índice de fechamento de microempresas ocorre na fase de expansão. É preciso saber o quanto posso investir, daí a importância do doloroso, mas importante, controle financeiro.
Se queremos ver a empresa crescer, às vezes é preciso deixar de lado o que gostamos. Temos que dar mais atenção à própria gestão do negócio, ou seja, pesquisar muito, ficar atenta às mudanças, passar horas na internet procurando mais informações.
“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é a razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.” Peter Drucker


Nenhum comentário:

Postar um comentário