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domingo, 28 de março de 2010

Como incentivar o desenvolvimento dos funcionários


A semelhança entre o conhecimento dos colaboradores e o sucesso de uma empresa é direta. Colaboradores bem treinados e estimulados a aprender cada vez mais serão o motor da inovação, criatividade e produtividade que pode levar a organização à frente da concorrência.

Uma equipe estimulada também trabalhará mais intensamente e será mais fiel à empresa. Por isto, a organização deve buscar sempre o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários, buscando a valorização do capital humano, pois essa é a peça fundamental do sucesso de cada empresa.

Estas são algumas etapas de alimentar um ambiente de desenvolvimento em sua empresa:
Realização de programas de treinamento de funcionários: eles devem ter não somente o treinamento inicial para sua função, mas também um treinamento contínuo que levará a uma produtividade cada vez maior.
Escolha mentores para os novos funcionários: desta forma eles aprenderão suas novas funções de forma mais acelerada, e terão seu desenvolvimento profissional direcionado por pessoas com mais experiência. Tenha cuidado na escolha dos mentores, já que eles devem ter a atitude que a organização quer ver replicada.
Reembolse gastos com educação dos funcionários: ao apoiar a educação continuada de seus funcionários, você estará aumentando a base de conhecimento de sua organização. Existem várias formas de apoio, mas com qualquer uma delas o funcionário se sentirá valorizado e sentirá uma ligação mais forte com a empresa.
Crie uma cultura de desenvolvimento: o dia a dia da empresa deve refletir um desejo incessante de aprendizado. O ideal é associar metas objetivas a iniciativas de desenvolvimento profissional, desta forma pode-se medir o sucesso destas iniciativas.
Reconheça o crescimento dos funcionários: este reconhecimento pode ser desde um pequeno texto no jornal da empresa até um aumento de salário. Isto depende da realidade de sua empresa, mas o reconhecimento reforçará a cultura de desenvolvimento profissional que você quer criar. Outra forma muito eficiente de reconhecimento é a promoção interna de funcionários, ao invés de contratações externas.

Texto Ana Paula Cardoso Camargo

Para rir um pouco...

Salário Compatível

O funcionário insatisfeito com o baixo salário que recebe, resolve reclamar com o patrão:

     - Meu salário não está compatível com as minhas aptidões!

     - Eu sei, eu sei - responde o chefe. - Mas não podemos deixar você morrer de fome.




domingo, 14 de março de 2010

Para chegar à missão da empresa é preciso seguir quatro passos

Quando entrava em alguma empresa e via um quadro com os dizeres “Nossa Missão”, nunca imaginei o quanto isso era é importante para um empreendimento. É preciso descobrir a identidade da empresa para se ter um ponto de apoio na tomada de decisões. E para chegar a essa identidade, são quatro passos: 1) definir o negócio: identificar o que o cliente compra e não o que eu vendo. O cliente compra um benefício, e não o produto em si. A partir do momento que identificamos esse benefício, conseguimos ter uma visão ampla do negócio e enxergar mais longe; 2) definir os valores da empresa: quem tem mais contato com eles são os colaboradores. É aqui que definimos no que acreditamos e qual é a postura de trabalho dentro da empresa; 3) definir o que somos: com base na missão, fica mais fácil desenvolver estratégias e concentrar os recursos, para assim o negócio ser administrado visando o bom desempenho; 4) definir a visão: trata-se de direcionar o desenvolvimento a longo prazo do negócio. Essa direção serve tanto para gestores como para colaboradores. O “onde queremos chegar” deve estar claro e exigir esforço para alcançá-lo. Aqui, seja coerente com a ideologia principal da empresa. Pense: “é onde quero estar daqui a dez anos”. E para colocar esse crescimento em prática, nada como um eficaz controle financeiro, pois o maior índice de fechamento de microempresas ocorre na fase de expansão. É preciso saber o quanto posso investir, daí a importância do doloroso, mas importante, controle financeiro.
Se queremos ver a empresa crescer, às vezes é preciso deixar de lado o que gostamos. Temos que dar mais atenção à própria gestão do negócio, ou seja, pesquisar muito, ficar atenta às mudanças, passar horas na internet procurando mais informações.
“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é a razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.” Peter Drucker


quinta-feira, 11 de março de 2010

Tudo tem um início!!!

Olá!!

Hoje estou iniciando o meu blog, ele será repleto de novidades e informações para todos os profissionais, sejam eles de RH, Marketing, Qualidade, Administração, Saúde......etc.

Conto com a participação de todos no envio de mensagens, dicas, textos e conhecimento.

Aguardo sua contribuição para que eu possa publicar neste blog!!


Abraço

Ana